Você conhece as mini bandas? Sabe como usá-las em casa para incrementar as suas atividades físicas? Nesse texto, vamos ajudar você com isso explicando como usar esse objeto e quais tipos de exercício podem ser feitos. Então, continue a leitura para aprender mais sobre mini bandas e exercícios em casa.
O que são mini bandas?
As mini bandas são faixas elásticas de resistência. Elas são muito úteis na prática de exercícios físicos porque ajudam a intensificar ainda mais as atividades.
Assim, essas bandas aumentam a resistência muscular, ajudam a trabalhar o equilíbrio e ainda promovem a força.
Existem dois modelos de faixa de resistência principais. Uma delas é a faixa circular fina. Você pode usá-la de diversas formas, segurando, deslizando ou esticando a banda, por exemplo. Já o outro modelo é mais longo e tem em cada ponta um tubo de borracha.
Essas faixas podem ser usadas nas coxas, tornozelos, canelas e até nos pulsos. Por isso, as mini bandas são muito versáteis e você pode aproveitá-las de diferentes formas para fortalecer vários músculos do corpo.
Como usar as mini bandas?
Primeiramente, recomendamos que você adquira os dois tipos de mini banda. Assim, você tem uma possibilidade maior de exercícios e tipos de resistência diferentes oferecidos.
Usar as bandas é muito fácil. Alguns exemplos de atividades feitas são treinos de peito e ombros. É importante você ser honesto consigo mesmo e esperar sentir a resistência da faixa para fazer o exercício. Do contrário, ele não terá o efeito esperado. Ou seja, aproveite ao máximo a potencialização que a banda gera na sua atividade física.
Exercícios que podem ser feitos em casa com mini banda
Vamos começar explicando sobre o agachamento, um dos exercícios mais feitos com faixas, principalmente por mulheres. Porém, também ensinaremos a fazer atividades de peito, ombro e outras partes do corpo.
Agachamento
Uma forma de usar a mini banda para fazer agachamento é pisar no meio da faixa e segurar cada extremidade dela em uma mão. Em seguida, leve as mãos aos ombros e comece a fazer o agachamento.
Você deve fazer o número de repetições em que se sentir mais confortável ou que o seu personal trainer orientar. Porém, uma boa opção é fazer três séries de dez repetições cada.
A faixa aumenta a resistência, forçando as pernas e glúteos a fazerem uma força ainda maior para realizar o exercício.
Ombro
O treino de ombro também é bem simples de aprender. Basta você envolver os dois punhos com uma mini banda. Depois, estique os braços para a frente, com as mãos na direção dos ombros.
O próximo passo é esticar a mão direita em diferentes direções, indo e voltando para a direita. Você pode imaginar um relógio e tentar alcançar os números de 1 a 5 com o braço. Depois, repita o mesmo procedimento com o braço esquerdo, mas pensando nos números de 7 a 11. Você sentirá a resistência da faixa e os seus ombros e braços irão trabalhar para entregar o resultado esperado.
Peito
Há várias formas de trabalhar peito, uma delas é fazer o supino reto em pé. Esse exercício também fortalece o tríceps braquial e o deltóide anterior e lateral.
Basta você passar a faixa em algum aparelho e segurar cada uma de suas pontas com as mãos. Assim, virado de costas para esse aparelho, você flexiona os braços para a frente, sentindo a resistência causada pelas bandas.
Você pode fazer três séries de quinze repetições e descansar 45 segundos entre cada uma delas. Ou seguir a orientação de um especialista.
Conclusão
A mini banda é uma faixa elástica bastante útil para quem gosta de praticar exercício físico. Além de ela ser versátil, fortalecer músculos e aumentar a resistência, a banda também é leve e fácil de transportar, podendo ser levada em viagens, por exemplo.
Em relação aos exercícios que a mini banda permite fazer, você pode testar diversas opções e encontrar a atividade que gosta mais. Porém, é importante sentir a resistência e ser honesto consigo mesmo para que o exercício seja feito corretamente e não fique fácil demais.
Sendo assim, você pode trabalhar ombros, pernas, peito, glúteos e muitos outros músculos. Alguns exemplos de exercícios feitos são o agachamento, o crucifixo inverso em pé, a remada fechada e a flexão plantar unilateral.